Política

Eleições 2026: TSE cria órgão para monitorar fake news e uso indevido de IA

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Conselho Consultivo sobre Integridade Informacional reunirá especialistas para assessorar o TSE  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 07/08/2026, às 11h31 - Atualizado às 11h51



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um órgão para monitorar a divulgação de conteúdos falsos nas eleições 2026. Além disso, a ferramenta irá controlar o uso indevido de Inteligência Artificial (I.A). 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O Conselho Consultivo sobre Integridade Informacional será formado por especialistas nas áreas de tecnologia e inteligência artificial; segurança pública e criminalidade organizada e de comunicação social. Os profissionais não terão remuneração.

O órgão vai assessorar o presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, em ações contra a desinformação no período eleitoral; acompanhar o uso indevido de IA no ambiente digital, além das campanhas; sugerir parcerias com universidades, empresas e sociedade civil; incentivar ações de educação digital e combate à desinformação.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}