Política

Eleições para Conselho Tutelar mobilizam todo o Brasil

Divulgação
Eleitores aptos a votar têm até às 17h deste domingo (1º) para escolher os conselheiros e conselheiras tutelares de seus municípios  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 01/10/2023, às 14h48 - Atualizado às 14h48


FacebookTwitterWhatsApp

Brasileiros de todos os canto do país vão às urnas deste domingo (1º) para eleger mais de 30 mil conselheiros tutelares. Os locais de votação estão abertos desde às 8h e estarão disponíveis até às 17h. 

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, esteve em São Paulo para registrar o seu voto. Na oportunidade, ele aproveitou para incentivar a população a ir às urnas para fortalecer esse movimento de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Hoje é um dia especial porque marca um compromisso muito grande do governo federal com a proteção das crianças e adolescentes. Convido todos os brasileiros e brasileiras a fazerem parte desse dia de efetiva ação e valorização dos Conselhos Tutelares de todo o Brasil,” afirmou o gestor.

A novidade da votação deste ano é a utilização das urnas eletrônicas na votação. O objetivo é agilizar a dinâmica da votação, facilitar o acesso dos eleitores e a apuração de votos. 

Os representantes escolhidos são responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes nos mais diversos municípios brasileiros. O papel do Conselho Tutelar é fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito à educação, o acesso à saúde, o direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação.

Os locais de votação e a lista de candidatas e candidatos podem ser consultados junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade ou nos sites das respectivas prefeituras.

O eleitor maior de 16 anos, com título eleitoral regular, poderá votar. Para isso, é preciso comparecer ao local de votação com um documento oficial de identificação com foto, título de eleitor e demais documentos solicitados pelo Conselho Tutelar de sua cidade. O voto é facultativo e secreto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp