Eleições

Justiça suspende trecho de propaganda que mostra Wagner sorrindo no desabamento da Fonte Nova

Arquivo / BNews
A propaganda é do candidato ao Governo da Bahia José Ronaldo (DEM)  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 30/09/2018, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Eleitoral determinou que a chapa do candidato ao Governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), retire parte de uma propaganda que mostra o candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT), "sorrindo" após o desabamento da Fonte Nova em propaganda eleitoral na televisão. A decisão é da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e juíza auxiliar do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), Gardênia Pereira Duarte.

Em sua decisão, a juíza diz: “Percebe-se, também, visivelmente, que houve o uso de trucagem/montagem para inserir a figura de Jaques Wagner sorrindo diante do acontecimento ocorrido no estádio. Nesta parte específica da propaganda, portanto, relativa aos primeiros 5 segundos, considero que as imagens ali expostas são, no mínimo, desagradáveis, sobretudo porque alcançam um público constituído por familiares e pessoas próximas das vítimas da tragédia, crianças, dentre outras pessoas que, forçadamente, serão instadas a relembrar os tristes fatos”.

Por outro lado, a juíza entende que “o restante da inserção deve ser mantido, pois há apenas veiculação de notícias relacionadas ao candidato não havendo comprovação de que sejam notoriamente inverídicas, ao menos num exame superficial, tratando-se, assim, de mera crítica política e/ou jornalistica, sem qualquer conteúdo criminoso”.

O material não deve mais ser exibido até o exame da Corte, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp