Eleições

"Houve menos fake news do que nas eleições de 2018", afirma presidente do TRE-BA sobre pleito de 2020

Tiago José Paiva/BNews
Jatahy também comentou sobre o panorama geral do pleito deste domingo (15), classificando-o como “tranquilo”  |   Bnews - Divulgação Tiago José Paiva/BNews

Publicado em 16/11/2020, às 06h00   Tiago José Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, viu com bons olhos a redução no número de fake news relacionadas às eleições municipais de 2020 no estado, especialmente nos dias mais próximos ao da votação. Jatahy credita a diminuição no número de notícias falsas e seus compartilhamentos às campanhas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a imprensa.

"O que notamos é que neste pleito de 2020, o fenômeno das fake news foi praticado em menor proporção do que em 2018, ano que aconteceu com muito mais intensidade. Acredito que já é um resultado das campanhas do TSE em parceria com a imprensa. As recomendações de que as pessoas devem verificar as informações antes de compartilhar acabou ajudando muito, e a tendência é que isso continue em 2022”, afirmou ao BNews em entrevista exclusiva na sede da corte. 

Jatahy também comentou sobre o panorama geral do pleito deste domingo (15), classificando-o como “tranquilo”, apesar de diversos impasses e problemas ocorridos em todo o estado. 

"Apesar de todas as dificuldades, como a pandemia, as eleições transcorreram de forma tranquila. O TRE da Bahia e todos os TREs do Brasil, em parceria com TSE, puderam tomar os cuidados para que as eleições fossem realizadas preservando a saúde pública”, ressaltou Jatahy.

O presidente também comentou sobre a abstenção de votos das eleições municipais, que acabou ficando abaixo das expectativas. Anteriormente, era previsto um menor número de eleitores comparecendo às urnas por conta da pandemia do novo coronavírus. 

"Não tenho dúvida. Realizar eleições sem esse problema de ter que conviver com um vírus tão perigoso como esse normalmente faz com a abstenção caia bastante. Se você observar a taxa de abstenção ocorrida nesse pleito, um pouco mais de 25%, fez com que os pessimistas ficassem desapontados. Sempre tive esperança de que essa abstenção não fosse tão grande, e graças a Deus, isso se realizou, sempre tomando todos os cuidados possíveis”, finalizou.

Saiba mais sobre as Eleições Municipais de 2020
"Muito mais barato", diz presidente do TRE-BA sobre possibilidade de voto pela internet em 2022
Bruno Reis é eleito prefeito em Salvador; Denice reconhece derrota
Saiba quem são os vereadores eleitos em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp