Eleições

Candidatos ao governo revelam estratégias para a largada do horário eleitoral

Imagem Candidatos ao governo revelam estratégias para a largada do horário eleitoral
Pequenos fazem malabarismo para driblar tempo e recursos reduzidos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/08/2014, às 19h22   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


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A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão começará a ser veiculada a partir de 19 de agosto. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) só divulgará o tempo que cada coligação terá na próxima sexta-feira (8), mas, extraoficialmente, os candidatos ao governo do estado já têm uma estimativa do que terá disponível para “vender o peixe” e, ao Bocão News, revelaram as estratégias para as primeiras semanas de horário eleitoral.

Se os nomes que despontam 'na cabeça' das pesquisas eleitorais falam em “apresentar uma campanha propositiva e sem ataques”, os candidatos com menor poder de investimento e estrutura pretendem usar a criatividade para driblar o pouco tempo de horário eleitoral e apresentar uma imagem positiva.

Os programas eleitorais irão ao ar por 47 dias, se estendendo até 2 de outubro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, a data para o início da veiculação é 11 de outubro, quinze dias antes, e deve terminar no dia 24 de outubro, a dois dias das eleições.

Para esse período de horário eleitoral, as equipes de Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Renata Mallet (PSTU), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT) já desenharam o plano para levar os candidatos ao Palácio de Ondina.

Lídice da Mata - Prefeita de Salvador entre os anos de 1993 e 1996, a senadora da República, candidata pela Coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB/PSL/PPL) deve ter 1 minuto e 40 segundos para o horário eleitoral. Com pouco tempo, a estratégia da socialista gira em torno de demonstrar que o projeto eleitoral é diferente dos principais opositores. Segundo a equipe de marketing, ela pretende se mostrar uma alternativa melhor do Rui Costa, “que representa o continuísmo” e Paulo Souto, “que representa o retrocesso”.  O histórico da candidata e as bandeiras socialistas também estarão em foco nas primeiras edições do horário eleitoral. A promessa é que a candidata não perca o já reduzido tempo que dispõe tentando desconstruir os discursos dos outros candidatos. 


Marcos Mendes – O geólogo promete utilizar de muita criatividade para conseguir passar suas mensagens com o tempo estimado entre 1 minuto e 15 segundos de horário político eleitoral. Nos primeiros programas na TV e no rádio tocará em pontos como o financiamento público de campanhas e expor problemas no atual processo político. A ideia é fazer a apresentação das plataformas do candidato com uma pitada de humor para quebrar a seriedade peculiar das propagandas de horário político. Com essa estratégia, pretende convencer os baianos de que o projeto político do PSOL é a melhor alternativa para governar o estado.



Paulo Souto – Respaldado pela liderança nas pesquisas até então divulgadas, o demista promete adotar uma linha “paz e amor” e “em time que está ganhando não se mexe”. Nada de ataques aos principais adversários. A proposta é focar exclusivamente no perfil do candidato e na experiência que o candidato já acumulou ao governar o estado em duas passagens: a primeira, de 1995 a 1999 e o segundo momento entre 2003 e 2007. Segundo a assessoria de marketing do ex-governador, são esses fatores que mantém Paulo Souto líder das pesquisas divulgadas.
O candidato oposicionista da Coligação Unidos pela Bahia (DEM / PSDB / PMDB / SD / PTN / PROS / PRB / PSC / PTC / PV / PPS / PRP / PT do B / PSDC / PHS) deve ter aproximadamente 7 minutos de tempo de horário eleitoral, só ficando atrás do candidato governista Rui Costa em tempo de horário eleitoral.


Renata Mallet
– Com a menor perspectiva de tempo de propaganda eleitoral gratuita, cerca de 1 minuto e 7 segundos, a candidata do PSTU pretende usar o horário para expor os principais projetos para o estado e apresentar a realidade do que considera “duas Bahias”.  O primeiro estado, segundo a equipe de marketing da campanha, dominado pelos ricos e o outro, à marginalidade, que é dos trabalhadores. A ideia é chamar os trabalhadores para conhecer o projeto de governo e lembrar o que foi “o governo da direita de Paulo Souto” e “o que foi a esquerda no governo Wagner”. Em seguida, num segundo momento, a estratégia nos programas eleitorais seguintes é aprofundar os projetos da candidata em todas as áreas.




Rogério Tadeu da Luz
– Ao ataque, mas com a promessa de responsabilidade. Desconstruir os discursos dos candidatos que estão nas frentes da pesquisa será tarefa para o candidato da Coligação com o PRTB e o PEN no horário político eleitoral. A ideia da equipe de marketing é não engessar o candidato e deixá-lo livre para fazer as críticas e mostrar as alternativas. Para desmistificar associada à irreverência, a proposta é injetar conteúdo e propostas. A “marca Da Luz” foi criada nas eleições majoritárias anteriores, mas a ideia, ainda segundo a equipe de marketing, é fazer algo completamente diferente para que os projetos ofusquem completamente o lado irreverente e polêmico do candidato. Da Luz vai tentar fazer isso tudo em cerca de 1 minuto e 30 segundos.



Rui Costa
– Será o candidato ao governo da Bahia com o maior tempo de propaganda eleitoral. A Coligação Pra Bahia Mudar Mais (PT / PP / PSD / PDT / PR / PC do B / PTB / PMN / PT do B / PHS) vai render ao petista ao em torno de 7 minutos e 40 segundos. Inicialmente, a estratégia de marketing vai na direção de apresentá-lo ao grande público e torná-lo conhecido do eleitorado baiano. A associação com os candidatos Dilma Rousseff (à presidência) e Otto Alencar (ao Senado Federal) também será vistas nas primeiras edições do horário eleitoral. Segundo a equipe de marketing, será uma campanha “estritamente propositiva”, enaltecendo o que foi feito de bom na gestão Wagner e apresentando projetos para dar continuidade às mudanças no estado.


O sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda dos partidos ou coligações no horário eleitoral acontece até 12 de agosto, conforme prevê a Lei Eleitoral. As propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal são exibidas às terças e quintas-feiras e aos sábados. Já os candidatos a governador, deputado estadual e senador apresentam as propostas às segundas, quartas e sextas-feiras.

Com apostas na força das proposições, na polêmica e até humor, e com estratégias definidas, resta saber qual dos candidatos ao governo do estado conseguirá fazer com que o tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio torne-se mais atrativo para os eleitores baianos e encurte o caminho para o Palácio da Ondina.

Classificação Indicativa: Livre

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