Política

Saiba quando o parecer de Eliziane Gama contra Jair Bolsonaro deve ser votado

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O parecer de Eliziane deverá ser votado na quarta-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 17/10/2023, às 16h46 - Atualizado às 17h00   Cadastrado por Edvaldo Sales



A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu, em seu relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro, o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por associação criminosa; violência política; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; e golpe de Estado.

De acordo com a parlamentar, o ex-presidente, apesar de estar fora do Brasil na época, foi o “verdadeiro autor” dos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por militantes.

Conforme o relatório de Eliziane, Bolsonaro foi “o verdadeiro autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições” e “responsável direto, o mentor moral, por grande parte – senão todos – dos ataques perpetrados a todas as figuras republicanas que impusessem qualquer tipo de empecilho à sua empreitada golpista”.

Além de Bolsonaro, 60 pessoas tiveram o indiciamento pedido pela relatora, incluindo militares da reserva como os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

O documento diz ainda que Bolsonaro “instrumentalizou não somente órgãos, instituições e agentes públicos, mas também explorou a vulnerabilidade e a esperança de milhares de pessoas” com o objetivo de “cupinizar as instituições republicanas brasileiras até a sua total podridão, de modo a ascender ao poder, pretensamente perene, de modo autoritário”.

O parecer de Eliziane deverá ser votado na quarta-feira (18) pelo colegiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp