Política

Elmar Nascimento avisa ao Governo Lula sobre problema em aliança com União Brasil

Bnews
Partido de centro-direita não está satisfeito somente com o controle do Turismo  |   Bnews - Divulgação Bnews

Publicado em 05/08/2023, às 12h37   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

A recente posse do ministro do Turismo, Celso Sabino (UB), não deve garantir ao governo federal todos os votos das bancadas do União Brasil (UB) na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Essa informação chegou na articulação política de Lula (PT) por Elmar Nascimento, um dos líderes do UB.

De acordo com O Bastidor, essa situação está acontecendo porque uma ala da legenda está sofrendo com forte influência do seu presidente, Luciano Bivar (UB), que sido preterido nas negociações com o governo Lula.

Desde a confirmação de Sabino no Turismo, Bivar tem repetido constantemente que faltam 'alinhamento' e 'acomodação' de mais quadros do partido para que o apoio das bancadas ao governo aumente da forma como a gestão federal deseja.

O bloco liderado pelo UB já conta com três ministérios sob o seu comando: Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional. Apesar disso, o partido ainda está reivindicando o controle de três empresas estatais: Embratur, Correios e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), hoje controladas, respectivamente, por Marcelo Freixo (PT), Fabiano Santos e Alexandre Motta.

Se de um lado o União Brasil tem buscado mais espaço na gestão do governo federal, o partido está na mira do governo Lula neste segundo semestre, mas qualquer conversa terá um custo: a manutenção do apoio do partido no mesmo nível de antes do recesso tanto na 'Casa Alta' quanto na 'Casa Baixa'.

Para convencer a Lula da importância do partido para o governo, o deputado federal Elmar Nascimento (UB), tem usado os números de votos apresentados pelo partido durante a votação na reforma tributária - aprovada no início de julho - e na volta do voto de qualidade do Carf - que também foi aprovado no mesmo período -, além novo arcabouço fiscal - que deve ser votado neste mês de agosto na Câmara.

Em contraponto a isto, Elmar também tem ignorado outras votações como a do MP dos ministérios, o marco do saneamento e do projeto de lei que definiu um 'marco temporal' para a demarcação de terras indígenas.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp