Política

Elmar Nascimento prega discurso de independência mesmo após crise com Juscelino Filho no governo; entenda

Wilson Dias/Agência Brasil
Elmar Nascimento é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 07/03/2023, às 14h05   Cadastrado por Eduardo Dias



O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (UB), afirmou nesta terça-feira (7) em entrevista à GloboNews que seu partido permanecerá com postura independente no Congresso em relação ao governo do presidente Lula (PT), apesar da crise em torno do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UB).

Juscelino continuará, pelo menos por enquanto, à frente da pasta por determinação do presidente, apesar das recentes acusações de uso indevido de recursos públicos. Ele e Lula, inclusive, tiveram uma reunião antes do anúncio da decisão.

"Tivemos três filiados do União Brasil ocupando cargos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e nem por isso fomos base do governo. Agora, muito menos", disse.

De acordo com o G1, integrantes do União Brasil chegaram a dizer a representantes do governo que uma possível exoneração do ministro aumentaria a rejeição da sigla ao governo petista.

Sobre ser ou não base de governo e as negociações, Elmar usou como exemplo o fato de o União Brasil ter 59 deputados e 10 senadores e a quantidade de parlamentares que apoiaram o presidente no primeiro turno das eleições.  

"Os partidos que estiveram com o presidente Lula no primeiro turno representam um terço da Câmara e do Senado. Isso obriga o governo a ter responsabilidade de ampliar o diálogo para o centro. E de outro lado nos obriga a conversar com o governo, além de dar as condições de poder implantar o programa que foi sugerido à sociedade", disse Elmar Nascimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp