Política

Em meio a críticas por fala sobre Venezuela, Lula deve voltar a se encontrar com Maduro

Ricardo Stuckert / PR
Encontro deve acontecer em Belém, no mês de agosto  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 03/07/2023, às 09h39   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo depois de receber críticas por relativizar a democracia na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode voltar a receber Nicolás Maduro no Brasil este ano.

De acordo com a coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo, o líder venezuelano foi convidado para participar de uma cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que acontecerá em Belém, no mês de agosto. Além da Venezuela e do Brasil, fazem parte da entidade Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Ainda segundo a publicação, a expectativa do governo brasileiro é de que o evento conte com a presença de todos os chefes de Estado.

Apesar de integrantes do Itamaraty afirmem que não há uma lista oficial de confirmações, interlocutores da oposição venezuelana acreditam que Maduro dificilmente deixará de comparecer ao evento. O objetivo é passar a imagem de que a Venezuela não está isolada internacionalmente.

Esta não será a primeira vez que Lula e Maduro vão se encontrar. Em maio, o venezuelano esteve em Brasília para um encontro com chefes de Estado da América do Sul. Na oportunidade, o petista disse que a Venezuela era “vítima” de uma “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. A declaração foi criticada pelos presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, que também estiveram no evento.

Outra declaração de Lula sobre a Venezuela que foi criticada ocorreu na última quinta-feira (30). Ao ser questionado durante uma entrevista à Rádio Gaúcha sobre a atual situação do no país vizinho, o petista disse que “o conceito de democracia é relativo” e alegou que a Venezuela “tem mais eleições do que o Brasil”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp