Política

Empresas controladas pelo mesmo grupo, XP e Modal divulgam pesquisas eleitorais destoantes

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Pesquisas eleitorais destoantes chamaram atenção e geraram muitos comentários  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/01/2022, às 17h10   Redação


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O ano eleitoral começa e com isso a contratação e divulgação de pesquisas eleitorais aumenta de forma considerável. Segundo a Folha, pesquisa não é infalível, sua confiabilidade depende, sobretudo, da empresa que a conduz.

Entre terça-feira e hoje, surgiram duas pesquisas eleitorais com resultados bastante discrepantes entre si. O interessante e ao mesmo tempo curioso é que foram encomendadas por duas empresas que pertencem ao mesmo grupo.

Os números divulgados anteontem pela Futura foram encomendados pelo banco Modal. A pesquisa publicada hoje de manhã está assinada pelo tradicional Ipespe e teve o patrocínio da XP.

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Para a Futura, há uma diferença de 5.5 pontos percentuais entre Jair Bolsonaro e Lula. Na pesquisa do Ipespe, a distância entre os dois é de 20 pontos percentuais. XP e Modal são, desde a semana retrasada, duas empresas financeiras controladas por um mesmo grupo: por R$ 3 bilhões a XP Inc. comprou o Modal. A operação não foi ainda aprovada oficialmente pelo BC, mas será em breve, ainda de acordo com a Folha.

Ou seja, o mesmo grupo divulga pesquisas com resultados diferentes num período de 48 horas. Especialistas avaliam que não há como, desta maneira, tornar menos confusa a cabeça do eleitor, a não ser que a ideia for atirar para todos os lados.

Números:

Na pesquisa estimulada do Futura/Modal, feita com 2 mil pessoas entre 17 e 21 de janeiro, Lula teria 36,9%; e Jair Bolsonaro, 31,4%. Segundo o Ipespe/XP, que foi a campo entre os dias 24 e 25 e ouviu mil pessoas, Lula teria 44%; e Jair Bolsonaro, 24%.

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