Política

Entenda como Lula usará viagem à China para testar nomes para o STF

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Recebendo apelos para indicar uma mulher para a vaga, Lula não pretende levar em consideração a questão de gênero na escolha  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 21/03/2023, às 07h29   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve aproveitar a viagem para a China, na qual estará acompanhado por ministros e senadores, para testar os nomes que ele pretende indicar para vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

Recebendo apelos para indicar uma mulher para a vaga, o petista não pretende levar em consideração a questão de gênero na escolha do indicado para a vaga depois que o ministro Ricardo Lewandowski se aposentar compulsoriamente em maio, quando completará 75 anos.

De acordo com o portal, há mais chances de o nome do advogado Cristiano Zanin prosperar na sabatina da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e na votação no plenário, caso seja indicado para a primeira vaga a que o governo terá direito.

Segundo publicação do jornal O Globo, pessoas próximas ao petista afirmaram que ele dividirá o assunto com integrantes da comitiva que o acompanharão na viagem.

Os favoritos do presidente petista para assumir a vaga do ministro do STF são o seu advogado, Cristiano Zanin, e o jurista e ex-assistente de Lewandowski Manoel Carlos de Almeida Neto. Além deles, o nome do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também aparece entre os cotados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp