Política

Entenda o imbróglio que envolve o PT e a Secult

Foto: Manu Dias/GOVBA
A expectativa é que a Secult fique com o PT, mas o nome ainda não foi definido  |   Bnews - Divulgação Foto: Manu Dias/GOVBA
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 26/12/2022, às 09h29 - Atualizado às 09h30


FacebookTwitterWhatsApp

Jerônimo Rodrigues (PT) ainda não assumiu oficialmente o Governo da Bahia, mas já precisa fazer malabarismo para equilibrar egos e acalmar ânimos e acomodar partidos, sem ir na contramão do que foi prometido durante a campanha.

Com titulares de 15 pastas, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Chefia de Gabinete do Governador e duas coordenações do Executivo já anunciados, Jerônimo segue as negociações para escolha de nomes para outras 10 secretarias.

No entanto, a escolha pelo nome que irá chefiar a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) tem tirado o sono do petista. Segundo informações do BNews, Jerônimo Rodrigues tem enfrentado pressão do setor para colocar a vereadora Maria Marighella (PT) na titularidade da secretaria. Associações e ONGs estariam pressionando a cúpula da transição para que o nome de Maria seja avaliado por Jerônimo. 

No entanto, crescem as especulações em torno do nome de Bruno Monteiro, assessor do senador Jaques Wagner (PT). A previsão é que nesta semana, o governador eleito anuncie oficialmente o nome que irá chefiar a Secult as outras nove secretarias, ainda não definidas. Confira a lista abaixo:

- Segurança Pública (SSP)

- Comunicação Secom (Secom)

- Secretaria da Administração (Saeb)

- Desenvolvimento Econômico (SDE)

- Desenvolvimento Urbano (Sedur)

- Política para as Mulheres (SPM)

- Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

- Cultura (Secult)

- Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)

- Planejamento (Seplan)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp