Política

Jerônimo Rodrigues enfrenta pressão para colocar neta de Marighella em secretaria; saiba detalhes

Divulgação / CMS
Maria Marighella é vereadora de Salvador e é cotada para a Secult  |   Bnews - Divulgação Divulgação / CMS
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 23/12/2022, às 15h20 - Atualizado às 15h24


FacebookTwitterWhatsApp

O governador diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) enfrenta uma queda de braço com o setor cultural pela indicação de um nome para a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Segundo o BNews apurou, há uma pressão para o petista escolher a vereadora de Salvador, Maria Marighella, para o posto. 

Inicialmente, a pasta iria para o PCdoB. A deputada estadual Olívia Santana, inclusive, era cotada. O acordo, contudo, não avançou e a secretaria deve ficar mesmo com o PT. A reportagem apurou que várias associações e ONGs estão pressionando a cúpula da transição para que o nome de Maria seja avaliado por Jerônimo. 

Ela tem entrada no setor cultural do Estado inteiro. E isso acabaria sendo uma recompensa pelo fato dela ter sido muito bem votada - apesar de não ter sido eleita em 2022. A Associação de Produtores e Cineastas da Bahia, por exemplo, chegou a fazer uma enquete e relatório para entregar a Jerônimo com o nome de Maria.

Um outro argumento em jogo é que a nomeação acabaria dando holofote nacional para gestão de Jerônimo, já que Maria tem apelo por causa do sobrenome (ela é neta de Carlos Marighella). A vereadora frequentemente aparece no noticiário nacional em pautas envolvendo o avô.

A Secult é atualmente comandada por Arany Santana, que teve uma gestão marcada por críticas e polêmicas. Se Jerônimo não tomar uma decisão até o fim do ano, é possível que Arany fique no cargo até o final dos eventos de verão, como o Carnaval.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp