Política

Entenda o que é a GLO decretada por Lula para combater a crise de segurança no país

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Medida pretende tirar fôlego econômico do crime, agindo nas áreas de fronteira e nas principais cidades  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 01/11/2023, às 20h12   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (01), o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para combater o crime organizado no Brasil. As operações, que já começam na segunda-feira (06), permitem que 3,7 mil militares da Aeronáutica, Exército e Marinha tenham poder de polícia para agir nos Portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), e nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O objetivo da GLO é tirar o fôlego econômico do crime organizado, restaurando a ordem e a paz social, dificultando suas operações nas fronteiras e nos locais de consumo, além de criar obstáculos para a logística e para o abastecimento de drogas e armas. 

O que é uma GLO? 

A GLO é um instrumento jurídico, prerrogativa do presidente da República e está prevista na Constituição, que permite a intervenção das Forças Armadas em situações excepcionais no Brasil. 

Geralmente é aplicada quando a segurança pública de um estado passa por uma crise e o governador pede ajuda federal. Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro, com uma escalada de crimes cometidos pelo tráfico e pela milícia. 

Com a medida, as Forças Armadas terão poder de polícia, podendo revistar pessoas, efetuar prisões, fazer patrulhamento, entre outras medidas necessárias para conter a crise. 

Porém, o uso das Forças Armadas em situações de GLO é subsidiário, ou seja, as forças de segurança civil devem ser as primeiras a atuar, e a intervenção militar ocorre apenas quando necessário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp