Política

Entenda a relação entre o PCdoB e a CBF

Divulgação/CBF
A entidade máxima do futebol brasileiro vive uma crise institucional por conta de uma disputa interna pela presidência da instituição  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBF
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 05/01/2024, às 08h45


FacebookTwitterWhatsApp

O PCdoB foi um dos partidos que mais se empenhou para a manutenção de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um dos motivos do interesse da permanência do baiano no comando máximo da entidade do futebol no país é o fato de o partido ter inticado o atual secretário-geral da confederação, Alcino Reis Rocha. A informação é do site O Bastidor.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O cargo ocupado por Rocha é responsável pela relação da CBF outras entidades internacionais ligadas ao futebol, como a Fifa e a Conmebol, com entes governamentais, além das federações estaduais e clubes filiados à confederação. Com isso, o secretário-geral da CBF só tem menos poder que o presidente.

De acordo com a publicação, a escolha de Rocha para o caso não foi por acaso. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, o governo federal queria um aliado na CBF para aproximar a entidade com o governo federal.

Desde a escolha de Rocha para o cargo, representantes da CBF vêm se reunindo com integrantes com ministros do governo Lula, como Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e André Fufuca (Esportes).

Ao longo dos governos do PT, o PCdoB vem mantendo uma relação estreita com o esporte brasileiro, tendo indicado três representantes para comandar o ministério: Agnelo Queiroz,Orlando Silva e Aldo Rebelo. Entre 2006 e 2011, Alcino Rocha trabalhou na pasta, assumindo a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do torcedor.

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF no dia 7 de dezembro, o que também resultou na saída de Alcino Rocha do se cargo. Desde então, políticos ligados ao governo Lula atuaram para a volta de Rodrigues ao comando da entidade, como os senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que acionaram a AGU para anular a decisão que afastou de Ednaldo.

O PSD também acionou o STF para tentar reverter a decisão, porém o pedido foi negado pelo ministro André Mendonça. No entanto, na última quinta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes determinou a volta de Ednaldo ao comando da CBF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp