Política

Escolhido por Lula para o STF, sabatina de Zanin já tem data marcada; saiba mais

Reprodução/ Redes Sociais
Zanin foi advogado de Lula e é cotado para assumir a vaga de Lewandowski no STF  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 12/06/2023, às 15h38   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Davi Alcolumbre (União – AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), confirmou nesta segunda-feira (12) que a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), acontecerá no dia 21 de junho. As informações são do G1.

Alcolumbre disse que o relator da matéria será o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Zanin reuniu, nesta segunda, com Alcolumbre e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo Pacheco, o nome do advogado vai ser votado em plenário na mesma data da sabatina. "Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data", disse.

Após ser aprovado pelo plenário, Zanin vai estar apto a assumir o cargo. Caso o seu nome confirmado, ele vai ocupara a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Cristiano Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato.

Para que o nome dele seja aprovado, são necessários:

Na CCJ: votos favoráveis da maioria dos presentes. A votação só começará com a presença de ao menos 14 senadores. A comissão possui 27 membros titulares; No plenário: pelo menos 41 votos favoráveis. A votação só começará quando este número de presentes estiver no plenário. Nas duas etapas, a votação será secreta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp