Política

Esquerda vence eleições neste domingo (24) e retorna ao poder no Uruguai

Reprodução / X @OrsiYamandu
Presidente do Uruguai já convidou sucessor para começar transição  |   Bnews - Divulgação Reprodução / X @OrsiYamandu

Publicado em 24/11/2024, às 22h23   Cadastrado por Lucas Pacheco



O candidato de esquerda, Yamandú Orsi, da Frente Ampla, derrotou o candidato governista, Álvaro Delgado, no segundo turno realizado neste domingo (24), e foi eleito presidente do Uruguai, marcando a volta do grupo esquerdista ao poder após cinco anos. Com a divulgação dos primeiros números oficiais, o atual presidente, Luis Lacalle Pou, reconheceu a derrota do seu candidato e já convidou Orsi para iniciar a transição.

De acordo com as projeções de boca de urna, Orsi venceu o candidato da coalizão de centro-direita com uma diferença que varia de menos de um a três por cento. O resultado oficial ainda não foi divulgado pelo órgão eleitoral. Os números projetados indicam que  Orsi teve 49% dos votos e Delgado 46,6%. 

O presidente Lacalle Pou, que não pôde disputar a eleição porque as leis do país não permitem reeleição, afirmou ainda que parabenizou o vencedor. 

"Liguei para Yamandú Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito de nosso país e para me colocar sob seu comando e iniciar a transição assim que ele entender que é pertinente", disse ele em uma postagem na rede social X, antigo Twitter. 

O órgão eleitoral do Uruguai divulgou que durante o período de votação, de 8h às 19h30, cerca de 89% dos eleitores  compareceram às urnas. 

Yamandu Orsi

Yamandu Orsi tem 57 anos, é professor de história e tomará posse em 1º de março de 2025 para um mandato de 5 anos, até 2030, à frente de um país considerado economicamente estável e com umdas democracias mais sólidas da América do Sul. 

Segundo analistas, seus principais desafios serão o aumento do custo de vida, a segurança pública e a situação econômica.

Lula parabeniza o novo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv (PT) parabenizou Orsi pela vitória.

"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", disse. 

E emendou:

"Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", completou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp