Política

Ex-diretor acusa companhia baiana de esquema de pagamentos irregulares de comissões

Divulgação/Ferbasa
Um ex-diretor alega que havia um esquema de subfaturamento de vendas para o exterior, para que fosse embolsado um percentual a mais na transação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ferbasa
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 10/10/2023, às 10h17 - Atualizado às 13h35


FacebookTwitterWhatsApp

A Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) - que atua nas áreas de metalurgia, mineração, energia renovável e recursos florestais - foi alvo de um processo de pagamentos irregulares de comissões em contas no exterior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com o site "O Bastidor", a denúncia foi inserida em um processo de demissão do ex-diretor Ernani Pettinati, que narra o esquema em uma ação contra a companhia. Segundo o ex-funcionário, o esquema servia para subfaturar as vendas no exterior, para embolsar um percentual a mais na transação. 

Conforme a denúncia, o percentual era pago a terceiros como forma de comissão pelas vendas. No entanto, a manobra era uma maneira de burlar as auditorias da empresa e a Receita Federal.  Segundo Pettinati, os valores eram repassados para os executivos da Ferbasa.

Ainda de acordo com a ação, obtida pelo site, existiam duas comissões para a mesma venda de produtos. Uma era verdadeira e a outra, com percentual menor, era falsa.O valor dessa venda era depositado nas contas da Suíça e, em seguida, transferido para empresas de fachada sediadas em paraísos fiscais.

Ainda segundo a publicação, a ação conta com documentos referentes ao período entre os anos de 1988 até 1995, que comprovariam os depósitos e contratos de corretagem. Pettinati garante que o atual presidente do Conselho da Administração Ferbasa, Sérgio Dória, na época trabalhava na área comercial, sabia do esquema. 

Apesar dos indícios de fraude, o processo não foi adiante após um acordo extrajudicial  entre a Ferbasa com o ex-diretor, que levou ao arquivamento da ação. 

Em nota enviada ao Bnews, a Ferbasa informou que a falsa acusação relatada na reportagem de "O Bastidor", feita no final dos anos 1980, foi alvo de retratação por parte do ex-funcionário, como consta no processo, que foi extinto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp