Política

Ex-ministro de peso do governo Lula é sondado para integrar conselho da Braskem; saiba quem

Reprodução: Montagem
Ex-ministro Guido Mantega foi convidado para atuar na administração da Braskem  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Montagem

Publicado em 30/05/2024, às 10h58   Rebeca Silva



O ex-ministro Guido Mantega foi convidado para atuar na administração da Braskem nas vagas que pertencem à Petrobras, conforme apurou a CNN.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A Braskem divulgou uma nota em resposta à reportagem “Governo agora avalia emplacar Mantega no conselho da Braskem”, divulgada pela Folha de S. Paulo e foi reproduzida nos dias 14 e 15 de março.

A reportagem afirmou que, após tentativa de emplacar o ex-ministro Guido Mantega na presidência ou no conselho de administração da Vale, o governo pretendia indicá-lo ao conselho administrativo da Braskem, segundo pessoas vinculadas ao presidente Lula (PT)”.

Na nota, a petroquímica expressou que “não tem conhecimento de tal informação, razão pela qual questionou a Petrobras”, que informou não ter conhecimento sobre o assunto.

Cerca de 36% do capital da petroquímica é da Petrobras, e quatro cadeiras no conselho, seis membros indicados pela Novonor, a antiga Odebrecht, e um membro independente.

Se concretizada, a ida de Mantega intensifica a vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "reabilitar" o ex-ministro da Fazenda, depois de várias tentativas.

Por interrupção do Tribunal de Contas da União (TCU) em ocupar cargos na administração pública, o presidente Lula não conseguiu nomear Mantega, que fez parte do time de transição do governo, para nenhum cargo ou ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp