Política

Ex-prefeito é condenado a pagar R$ 830 mil após contemplar envolvido com o PCC como secretário; saiba detalhes

Divulgação/ Prefeitura de Biritiba Mirim
Ex-prefeito da cidade Biritiba Mirim nomeou Ronaldo Porco como secretário, mesmo sabendo de seus envolvimentos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Prefeitura de Biritiba Mirim

Publicado em 22/02/2024, às 16h56   Cadastrada por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Biritiba Mirim, em São Paulo, Jarbas Ezequiel de Aguiar, foi cobrado pela Justiça de São Paulo a pagar uma multa no valor de R$ 828.100,44, referente a nomeação de Ronaldo Júlio de Oliveira (Ronaldo Porco) para a Secretaria de Governo.

O ex-secretário foi condenado por envolvimento com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A nomeação de Ronaldo Porco aconteceu no dia 1° de janeiro de 2017, quando Aguiar, professor do ensino médio na época, assumiu a Prefeitura de Biritiba Mirim. Além de secretário de Governo, Porco também assumiu o cargo de tesoureiro da prefeitura.

Ainda na época, ele havia sido sentenciado em duas instâncias por lavagem de dinheiro.

Segundo o Ministério Público (MP), Aguiar tinha conhecimento dos problemas judiciais de Ronaldo Porco e, mesmo assim, o nomeou ao cargo. Aberto em 2017, o processo segue em fase de execução, a pedido da Prefeitura de Biritiba Mirim.

Neste estágio, não há recursos para livrar o ex-prefeito da condenação imposta com base na lei de improbidade administrativa. O Ministério Público se manifestou em favor da execução da dívida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp