Política

Ex-prefeito recebe multa do TCM por irregularidades na prestação de serviço público importante

Reprodução/TV Globo
Felicíssimo Paulino dos Santos Filho, do município de Antônio Cardoso, cometeu infrações referentes ao transporte escolar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 12/07/2023, às 14h47 - Atualizado às 15h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) multaram o ex-prefeito do município de Antônio Cardoso, Felicíssimo Paulino dos Santos Filho, por irregularidades na prestação de serviço de transporte escolar.

A decisão ocorreu em sessão plenária realizada nesta terça-feira (11), após o termo de ocorrência movido pela 1ª Diretoria de Controle Externo (1ª DCE) do TCM contra o ex-gestor ser acatado parcialmente. O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, aplicou multa ao gestor no valor de R$4 mil. Cabe recurso da decisão.

O termo de ocorrência trata de contrato celebrado – nos exercícios de 2013 a 2015 – com a empresária “Maria do Carmo Miranda Alves”, que teve como objeto a contratação de empresa para “o transporte escolar para alunos e professores da rede municipal e estadual do município”.

Relata a 1ªDCE que o contrato apresenta diversas falhas técnicas, como erros nos processos de pagamentos encaminhados, e também o pagamento de transporte escolar por serviço superior ao executado, superfaturamento na contratação e reajustes ilegais.

Para o conselheiro Mário Negromonte, o gestor conseguiu comprovar a regularidade do pregão presencial que resultou no contrato analisado, bem como sua fiscalização e parecer jurídico autorizando o reajuste contratual, em razão do aumento significativo de usuários do serviço.

No entanto, as irregularidades apontadas nos processos de pagamento encaminhados continuaram presentes, motivando a procedência parcial do termo de ocorrência. Por fim, o relator sinalizou que o termo não continha elementos que indicassem, minimamente, não ter havido a efetiva prestação dos serviços pagos ou a existência de sobrepreço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp