Política

EXCLUSIVO! Éden se encontrou com Wagner e Jerônimo antes de escolha por Geraldo Jr; petista nega

Divulgação
Presidente do PT, Éden Valadares teria sido avisado por Wagner sobre escolha por Geraldo Júnior  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 23/10/2023, às 14h57 - Atualizado às 15h46


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, teria sido avisado antes sobre a predileção de Jerônimo Rodrigues por escolher Geraldo Júnior (MDB) para ser o candidato do grupo petista para a chapa de 2024 em Salvador. A informação foi obtida por fontes do BNews no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Éden nega (leia no final do texto).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Na semana passada, Jaques Wagner se reuniu no gabinete com o governador. Éden Valadares, que também é ex-assessor de Wagner e tem uma ligação umbilical com todas as articulações do senador, estava presente neste encontro, realizado no início da noite da última sexta-feira (20).

O presidente petista tem evitado se manifestar sobre o assunto desde quando os primeiros rumores sobre o nome de Geraldo foram divulgados. Ele tem alegado que enfrenta problemas de saúde.

Em uma nota divulgada nesta segunda-feira (23), Éden minimizou as notícias recentes e manteve a pré-candidatura de Robinson Almeida pelo PT - sem opinar sobre a possível escolha por Geraldo Júnior. "Por recomendação médica estou sem poder falar e afastado das atividades no partido, por isso peço desculpas aos amigos da imprensa que estão me procurando", escreveu.

"Mas deixo aqui nossos esclarecimentos: A pré-candidatura do PT, do companheiro Robinson Almeida  está mantida e qualquer mudança na tática eleitoral passará por debates nas nossas direções, Federação e Conselho Político. Confiamos na condução do governador, sua capacidade de diálogo com os partidos e na busca da unidade", emendou.

Conforme o BNews já informou, Wagner bancou a candidatura de Robinson Almeida com o único objetivo de tirar José Trindade (PSB) da disputa pela candidatura da base. O projeto do senador, contudo, sempre foi lançar Geraldo ao pleito. Agora, também caberá a Éden a tarefa de convencer a militância de que o vice-governador é o melhor nome.

(Atualizada às 15h36)

Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa do PT Bahia entrou em contato com o BNews para negar que Éden estivesse presente no encontro. Segundo a sigla, o presidente está acometido por uma "laringite aguda com repercussão nas suas cordas vocais" desde a última quinta-feira e afastado das atividades da legenda.

"O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, não se encontrou com o governador Jerônimo Rodrigues nem com o senador Jaques Wagner, nem na semana passada, nem nesta semana, muito menos com os dois juntos. Quem passou essa informação está mentido. Na quinta-feira, o PT Bahia já havia informado que o presidente Éden precisou ser afastado de suas atividades por recomendação médica por ter apresentado um quadro de laringite aguda", declarou, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp