Política

EXCLUSIVO: João Gualberto abre o jogo sobre compra de terrenos e áreas verdes em leilões da Prefeitura

Arquivo BNews
Dono do Hiperideal, João Gualberto arrematou a maior parte dos 39 imóveis leiloados  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 22/03/2024, às 19h02


FacebookTwitterWhatsApp

O dono do HiperIdeal, João Gualberto, abriu o jogo após ter sido apontado como o maior comprador das áreas verdes e terrenos leiloados pela prefeitura de Salvador, em um período de 10 anos. Ao todo, o ex-prefeito de Mata de São João teria comprado quase 10 das 39 áreas que pertenciam ao município.

Segundo dados financeiros são da Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz), o empresário investiu, aproximadamente, R$ 21 milhões para comprar um terreno de 8,2 mil m². Foi neste terreno que mais uma unidade da rede de supermercados HiperIdeal foi construída.

Em conversa com o BNews, na noite desta sexta-feira (22), João Gualberto detalhou como as áreas e imóveis foram arrematados em leilões realizados pela Prefeitura de Salvador.

“Nós compramos aquela área do Itaigara, como vocês já mencionaram, pagamos 21 milhões, se eu não me engano. O que vocês chamam de área verde, todo mundo sabe ali que ali funcionava várias autoescolas. A área da Orlando Gomes era onde funcionava um kartódromo, com galpões abandonado. Não tinham áreas verdes. Já as outras cinco, funcionavam no Caminho das Árvores. Nós compramos inicialmente cinco casas, quando a gente foi analisar a escritura das casas, todas não batiam a área que eles estavam vendendo. Aí eu descobri junto com os moradores que eles invadiram ou incorporaram em uma área da prefeitura. Soube que a Prefeitura já tinha aberto licitação e ninguém quis comprar, então eu fui à lá saber se aquela área, de fato, era dela. A licitação foi lançada e nós compramos”, comprou.

O ex-prefeito ainda destacou que as compras foram realizadas via empresa Atual Participações, que é controlada por ele, e a empresa 4 Estações, que pertenceria ao marqueteiro baiano Sidônio Palmeira. Em 2021, em parceria com a 4 Estações, a Atual adquiriu seis terrenos contíguos entre a Rua Clara Nunes e a Alameda dos Sombreiros, no Caminho das Árvores. O detalhe é que não foram compras espassadas com grande margem de tempo, mas sim em sequência. Esses terrenos totalizaram 2,2 mil m². Para comprá-los, João Gualberto gastou R$ 3,6 milhões e voltou a levantar outra unidade do Hiperideal no local.

Para o BNews, João Gualberto também rechaçou as especulações de vantagens políticas e empresáriais, supostamente, concedidas pelo prefeito Bruno Reis (UB). 

“Reforço que não era área verde. Foi lançada o edital de licitação, concorrência pública, e nós compramos. Em primeiro lugar, eu não sou ligado a ninguém. Eu fui do PSDB, fui deputado federal, prefeito de Mata de São João, e todo mundo sabe da minha independência. Nós temos supermercados aqui na Bahia desde 1992. Então, a nossa história está muito clara, nós nunca dependemos de política. Fui deputado federal, ninguém me viu envolvido com nada. Eu tenho negócios em Salvador e quem tem para vender eu compro, desde que me interesse, desde que o local seja bom. A exploração política, nessa época de eleição, é natural”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp