Política

Exército toma decisão drástica contra oficial que desmaiou ao ver PF; entenda

Divulgação
Oficial fazia parte do núcleo encarregado de espalhar fake news e atacar o sistema eleitoral brasileiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/02/2024, às 15h51   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A retirada de dois oficiais alvos da Operação Tempus Veritatis, que mirou o núcleo duro do golpismo bolsonarista, de posições de comando na Força, foi oficializada pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, nesta quarta-feira (14). As informações são da coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial uma portaria datada do último dia 8/2, dia da operação, com a exoneração do tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida do comando do 1º Batalhão de Operações Psicológicas do Exército, sediado em Goiânia, e do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, que comandava a 3ª Companhia de Forças Especiais, em Manaus.

Os dois oficiais estavam com as funções públicas suspensas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações contra os planos golpistas no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, Almeida, foi o alvo da PF que desmaiou ao receber os agentes que bateram à sua porta para cumprir mandados de busca assinados por Moraes.

O tenente-coronel fazia parte do núcleo encarregado de espalhar fake news e atacar o sistema eleitoral brasileiro, aponta as apurações da polícia. A investigação encontrou mensagens trocadas entre Marques de Almeida e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, sobre as estratégias para questionar o processo eleitoral.

Já Hélio Ferreira Lima faria parte deste mesmo núcleo e também de outro, que conforme a PF atuou para planejar e executar medidas para manter as manifestações golpistas em frente a quarteis militares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp