Política

Fabya Reis desce e Silvio Humberto cresce nas apostas para a vice de Geraldo Júnior

BNews/Joilson Cesar
Silvio Humberto é apontado, hoje, como um dos favoritos para a vice de Geraldo Júnior  |   Bnews - Divulgação BNews/Joilson Cesar
Henrique Brinco e Alex Torres

por Henrique Brinco e Alex Torres

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 14h35 - Atualizado às 14h40


FacebookTwitterWhatsApp

A corrida pela vice na chapa do pré-candidato do MDB para a Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior, está esquentando e os bastidores políticos fervilham com especulações e estratégias. A decisão final sobre o nome que ocupará esse posto de destaque está sob a responsabilidade do Conselho Político do governo Jerônimo Rodrigues (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nas últimas semanas, entre os nomes mais cogitados, estava o de Fabya Reis (PT), atual secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Ela, porém, enfrenta resistência de setores do PT e de outros partidos da base. O receio é que sua escolha fortaleça a influência do deputado federal e um dos líderes do MST Walmir Assunção (marido de Fabya) dentro da sigla, o que poderia afetar futuras articulações para as eleições majoritárias de 2026.

Uma alternativa bastante comentada é a do vereador e líder da oposição na Câmara de Salvador, Silvio Humberto (PSB). Recentemente, sindicalistas e militantes de diversos setores, incluindo educação e segurança pública, do PSB reuniram-se na sede do partido na capital baiana para defender o nome do edil. A necessidade de representatividade negra na política soteropolitana foi ressaltada, e para Cássia Magalhães, presidente do diretório municipal do PSB, Silvio Humberto representa essa unidade partidária.

Porém, para Geraldo Júnior, a visão predominante é que a escolha estratégica recai sobre o perfil de uma mulher negra, visando ampliar sua base eleitoral. Nesse contexto, duas opções estão sendo consideradas: a Tenente Coronela Denice Santiago (PT), candidata derrotada a prefeita em 2020, e Angela Guimarães, atual secretária de Promoção da Igualdade Racial.

Denice Santiago, que recebeu apoio de peso na última campanha municipal, não ocupou cargos políticos desde sua derrota, mas é vista como alguém que seguiu à risca o plano traçado na última eleição. Angela Guimarães, por sua vez, é encarada como uma opção coringa caso o consenso não seja alcançado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp