Política

Facções criminosas se infiltram em prefeituras baianas; saiba detalhes

Ilustrativa/José Cruz/Agência Brasil
Intenção das facções criminosas é movimentar o dinheiro do tráfico de drogas  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 19/02/2024, às 07h29   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeituras de cidades brasileiras, como é o caso de alguns municípios do estado da Bahia, estão no radar de facções criminosas. Isso porque, segundo informações divulgadas pelo jornal Estado de São Paulo, grupos como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) se infiltraram nas gestões para capturar contratos milionários. A princípio, a ação dos criminosos figurou em investigações também em locais como São Paulo e Ceará.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A intenção é conquistar oportunidades de novos lucros, além de ‘lavar’ dinheiro do tráfico de drogas em atividades lícitas, segundo informações do Estadão. Uma das gestões inclusive teve o pagamento milionário de uma prefeitura, por meio de contratos aditivos, para empresas de transporte ligadas ao crime, divulgada.

Junto a isso, um vereador teve a empresa indicada como elo para pagamento mensal a integrantes de organização criminosa. Todavia, o envolvimento do crime possui consequências. Uma delas é que um ex-político terá de arcar com o pagamento de multa por condenação pelo envolvimento com pessoas ligadas ao PCC. 

Na Bahia, indivíduos do crime, que atuam no CV, criaram organizações para eleger vereadores e influenciar a política em cidades por meio de contratos milionários com o poder público, como o que já faziam no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp