Política

Fernando Haddad propõe taxação global dos super-ricos em reunião do G-20

Divulgação
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, planeja apresentar proposta de tributação progressiva  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/02/2024, às 20h57   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil planeja usar a próxima reunião de ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do G-20 como plataforma para propor um modelo de taxação global dos super-ricos, anunciou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Haddad afirmou que a proposta será baseada em pesquisas de ponta e destacou a importância da tributação da riqueza e da progressividade sobre a renda para enfrentar a desigualdade econômica e impulsionar o crescimento sustentável.

Ainda não posso entrar em detalhes sobre a proposta que apresentaremos, mas posso confirmar que continuaremos a defender a bandeira de tributação progressiva no G-20″, disse o ministro. 

O ministro indicou que o tema será o foco da terceira sessão do encontro, enquanto a primeira será dedicada à discussão sobre desigualdade e a segunda abordará o estado da economia global. A quarta sessão tratará de dívida e financiamento ao desenvolvimento, onde o Brasil espera contribuir significativamente.

Além disso, Haddad pretende destacar distorções que precisam ser corrigidas nos conselhos das instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, reforçando o compromisso do Brasil com uma ordem econômica mais justa e equilibrada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp