Política

A fim de melhorar relação, Lula não deve vetar texto das "saidinhas temporárias"; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Senadores tentam convencer e o presidente Lula estaria disposto a ceder desde que texto não seja mais alterado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 22/02/2024, às 11h00


FacebookTwitterWhatsApp

Senadores aliados ao presidente Lula (PT) estão planejando ir até o Palácio do Planalto com o intuito de fazer um pedido polêmico ao chefe do executivo federal. Os parlamentares querem evitar que o texto do Projeto de Lei das "saidinhas temporárias" seja vetado pelo petista. Esse pedido tem como base o argumento de que o texto aprovado não é radical quanto o texto original proposto por Flávio Bolsonaro (PL).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A fim de garantir apoio dos membros governistas na 'Casa Alta', o filho 01 do ex-presidente Bolsonaro (PL), tomou uma decisão importante. Ele incluiu no texto a autorização para saídas dos presos do regime semiaberto com fins de estudos e trabalho. Vale lembrar que, quando o PL foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, vetava todas as formas de saidinhas.

Com isso, senadores liderados por Jorge Kajuru (PSB) alegarão que a aprovação do projeto melhoraria o clima entre o Planalto e o Congresso Nacional. O detalhe é que Lula tem avisado que vetará o projeto se o texto for novamente aprovado na 'Casa Baixa'. Inclusive, Lula já solicitou ao ministro Ricardo Lewandowski, que reúna motivos, dados e estatísticas para corroborar com o veto. 

Saidinha temporária

Para ser contemplado (a) com o projeto, que contemplam datas comemorativas, os detentos precisam cumprir alguns pré-requisitos. Estar em um sistema semiaberto, ter cumprido 1/6 da pena caso serja réu primário e 1/4 caso o preso seja reincidente. Com informações do Blog do Noblat, no Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (21):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp