Política

Final feliz? Presidente da Embasa comenta negociações por renovação de contrato com a Prefeitura

Divulgação/Embasa
Durante entrega de obra em Salvador, prefeito Bruno Reis (União) falou sobre negociação de contrato com a Embasa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Embasa

Publicado em 25/04/2023, às 16h22   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Leonardo Góes, comentou a quantas estão as negociações com a Prefeitura de Salvador para a renovação de contrato entre a estatal e o Município, ao mesmo tempo em que o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União) vem se queixando do serviço prestado pelo órgão na cidade.

Nesta terça-feira (25), Bruno voltou a alfinetar a Embasa durante a entrega de uma obra de contenção de encosta no bairro do Rio Vermelho.

Enquanto discursava, o chefe do Executivo municipal falou sobre investimentos da prefeitura em obras de urbanização e cobertura de canais, as quais apontou serem de responsabilidade da Embasa, mas que não estariam sendo executadas pelo órgão estadual. Na fala, o prefeito afirmou que o município "cansou de esperar" a empresa estadual e que assumiu a responsabilidade da execução dos trabalhos.

"Esgoto e abastecimento de água são com a Embasa, mas nós cansamos de esperar. Já tínhamos feito algumas drenagens de canais, que, de certa forma, são da prefeitura. Mas obras de cobertura e urbanização de canais para tirar o esgoto da porta das pessoas são com a Embasa e nós estamos entrando nisso. Vamos investir entre R$ 45 e R$ 60 milhões. Estamos concluindo os projetos e já separei esses recursos no orçamento", disparou.

No entanto, conforme Góes, as negociações entre as partes estão avançadas para a celebração do contrato de prestação de serviços pela companhia. Entre os termos contratuais discutidos na negociação, consta a interveniência da Salvadorpar, empresa municipal de economia mista voltada à gestão de prestação de serviços públicos.

Segundo o executivo, em pouco tempo o contrato estará apto a ser celebrado entre o município e a Embasa. “Com o contrato assinado, haverá segurança jurídica para a Embasa realizar os investimentos necessários para a qualificação e universalização da prestação dos serviços na capital baiana”, explicou.

Na ocasião, ele falou ainda sobre as frequentes críticas do prefeito Bruno Reis, Leonardo diz que a Embasa vem discutindo propostas, no mínimo, desde 2020, quando ele próprio, como Secretário a época, abriu o canal de diálogo com o município, mas que, desde então, aguarda uma decisão da Prefeitura para negociar e assinar um contrato de prestação de serviços, pois, só desta forma, a empresa poderá realizar mais investimentos em infraestrutura de água e esgoto na capital baiana. “O bom é que isso está prestes a ocorrer”, afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp