Política

Flávio Dino aciona PF após fake news de que Lula impediu doações no RS

Tom Costa/MJSP
Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher diz que as doações foram barradas para que o presidente se promova com o donativo  |   Bnews - Divulgação Tom Costa/MJSP
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 11/09/2023, às 11h18



O ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal (PF) para investigar quem divulgou uma fake news de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria impedido a ida de doações de alimentos para a cidade de Lajeado (RS) depois da passagem de um ciclone pela região Sul do Brasil.

No último final de semana, circulou um vídeo em que aparece uma mulher, identificada como Samara, em que ela diz que foi a Lajeado para auxiliar no recolhimento de donativos, No entanto, os alimentos não estavam sendo liberados "porque tem que aguardar o presidente Lula", para que ele se promova com a doação.

Em seu perfil no X, antigo Twitter, Dino destacou que "fake news é crime", especialmente durante uma crise humanitária, "pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. 

A fake news foi bastante compartilhada entre os bolsonaristas. Um dos que compartilhou o vídeo foi o deputado federal Gustavo Gayer (PL), que apagou o vídeo em seguida. 

Nesse domingo (10), ministros do governo Lula foram às redes sociais para desmentir o vídeo. Nas redes, Paulo Pimenta condenou o vídeo: "Isso é crime e conduta de pessoas sem escrúpulos que se aproveitam da tragédia para criar uma narrativa falsa". Ele disse ainda que a mulher e outras pessoas que compartilharam o vídeo já foram identificadas.

A PF também foi acionada para investigar outra fake news relacionada à tragedia pela qual passa o Rio Grande do Sul. Na última sexta (10),o jornalista Alexandre Garcia,  responsabilizou os governos do PT pelo ciclone. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp