Política

Flávio Dino pode ser mais um nome considerado por Lula para vaga no STF; saiba mais

Valter Campanato / Agência Brasil
Ministro da Justiça volta a ganhar força na corrida pela vaga de Rosa Weber  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 31/08/2023, às 07h46 - Atualizado às 08h06   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou a ser lembrado e ganhou força na concorrência para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a colunista Juliana Dal Piva, o nome de Dino é bem visto pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Ainda segundo ela, a aprovação deles deu mais fôlego para a nomeação de Flávio Dino para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, que irá se aposentar em outubro.

Na concorrência de Dino existem o advogado-geral da União, Jorge Messias, que possui a confiança de Lula (PT) e tem apoio de setores do campo progressista. Messias, que é evangélico, já vinha conversando sobre a situação, inclusive, com a ala religiosa da Câmara dos Deputados. Além deles dois (Dino e Messias), existe outro nome na lista de avaliação do presidente da república. Este é o caso do baiano Bruno Dantas, que é o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a colunista, Dantas tinha o apoio dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, mas uma mudança no cenário fez com que ambos mudassem de preferência. Isso porque, em caso de um maior ganho de força de Messias, eles (Moraes e Mendes) prefeririam o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino. Vale lembrar que Dino também é um nome de confiança de Lula.

Ainda segundo a colunista, mesmo com todo este cenário favorável, alguns petistas tem opinado de que o ministro da Justiça pode enfrentar um grande resistência da classe política. Isso tudo pode acontecer porque há um entendimento de que ele era um nome cotado para assumir a Presidência da República em um futuro próximo.

Única mulher

O detalhe de toda essa situação é o fato de que, caso Lula escolha Messias, Dino ou o próprio Dantas, a ministra Cármen Lúcia se tornará a única mulher entre os ministros da Corte. Isso tem refletido e pressionado o presidente da república em sua decisão, já que diferentes setores da esquerda tem insistido na nomeação de um mulher para a vaga, de preferência uma mulher preta.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp