Política

G20: "O mundo está pior", dispara Lula

Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula recebeu Joe Biden no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (1)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ricardo Stuckert
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 18/11/2024, às 15h22



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso enfático contra a polarização no lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no primeiro dia do G20, Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18).

Sob comando do Brasil pela 1ª vez, o encontro terá foco no combate à fome, na mudança climática.

"Estive na primeira reunião de líderes do G20, convocada em Washington no contexto da crise financeira de 2008. Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior", declarou o petista,  que criticou o investimento em guerras.

"Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada.Os fenômenos climáticos extremos mostram seus efeitos devastadores em todos os cantos do planeta. As desigualdades sociais, raciais e de gênero se aprofundam, na esteira de uma pandemia que ceifou mais de 15 milhões de vidas. O símbolo máximo na nossa tragédia coletiva é a fome e a pobreza", emendou.

Estão no Rio de Janeiro os presidentes  Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China), Emmanuel Macron (França), Giorgia Meloni (Itália) e Javier Milei (Argentina). 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp