Política

Genoino tem 48 horas para remover vídeo sobre judeus do Youtube; entenda

Paulo Pinto / Agência Brasil
A Justiça atendeu um pedido da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Paulo Pinto / Agência Brasil

Publicado em 29/02/2024, às 07h57 - Atualizado às 07h58   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Carlos Eduardo da Fonseca Passos, deu prazo de 48 horas para que o Google (Youtube) retire do ar trecho do vídeo em que o petista José Genoino afirma em entrevista ao Diário do Centro do Mundo, em janeiro, que seria "interessante" boicotar empresas de judeus. Caso a medida seja descumprida, a empresa pode ser multada em R$ 100 mil. As informações são do colunista Lauro Jardim, de O Globo.

“Essa ideia do boicote por motivos políticos que ferem interesses econômicos é uma forma interessante. Inclusive, tem esse boicote em relação a determinadas empresas de judeus. Há, por exemplo, boicotes a empresas vinculadas ao Estado de Israel. Inclusive, acho que o Brasil deveria cortar relações comerciais na área de segurança e defesa com o estado de Israel”, disse o petista na ocasião.

A Justiça atendeu um pedido da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, movido pelos advogados Ana Carolina Melman e Marcelo Levitinas. 

Para o desembargador, "manutenção da declaração em plataforma gratuita de vídeo online é suscetível de gerar dano grave irreparável, dado o acesso livre e continuado por quantidade indeterminada de usuários a conteúdo ofensivo e discriminatório".

À época das declarações, a cúpula do PT repreendeu o ex-presidente da legenda considerando um "erro" abordar daquela forma um tema espinhoso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp