Política

Governador de MT diz que modelo da reforma tributária beneficia apenas grandes indústrias; entenda

Divulgação
Modelo da reforma tributária que está sendo pensado beneficia apenas as grandes indústrias, prejudicando milhares de pequenas e médias empresas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/06/2023, às 18h38   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, apresentou propostas que visam equilibrar a reforma tributária, nesta terça-feira (20), em Brasília. Segundo ele, o modelo que está sendo pensado beneficia apenas as grandes indústrias e pode prejudicar milhares de pequenas e médias empresas.

Mendes esteve reunido na capital federal com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, para sugerir mudanças no texto da reforma tributária, que deve ser apresentado nesta semana e colocado em votação no Congresso Nacional. Durante a visita, o governador também esteve com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e o relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro.

Sugestões

Entre os pontos sugeridos por Mendes para a reforma, está a inclusão de um crédito outorgado de 5% para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com o objetivo de preservar o desenvolvimento industrial dessas regiões, já que a reforma prevê a extinção dos incentivos fiscais.

Também foram sugeridas alterações na transição da tributação; instituição de um seguro receita; instituição de contribuição para infraestrutura e habitação em substituição aos fundos já existentes em alguns estados; e vedação da tributação do Simples Nacional pelas plataformas nas operações e prestações interestaduais.

"Queremos simplificar. Eu acho que isso pode ser bom para o Brasil, mas temos que cuidar dos detalhes, porque dizem que é nos detalhes que mora o perigo. Então, vamos trabalhar para defender a nossa pequena e média indústria, defender a pequena loja, o comércio varejista em todo o Mato Grosso e em todo o Brasil", disse o governador.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp