Política

Governo da Bahia estima receita bilionária com o São João de 2023; saiba valor

Feijão Almeida / GOVBA
Setur avalia que o São João da Bahia deve promover um fluxo de cerca de 1,5 milhão de turistas  |   Bnews - Divulgação Feijão Almeida / GOVBA

Publicado em 23/06/2023, às 18h47   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O dia de São João é apenas neste sábado (24), mas as festas juninas já se iniciaram na Bahia há muito tempo, atraindo turistas e gerando receitas para os mais variados setores econômicos do estado.


De acordo com o governo estadual, o São João da Bahia deve gerar R$ 1,5 bilhão em receitas para o estado em 2023. Comércio e serviços, como viagens e hotelaria, são as áreas mais aquecidas pelas festividades juninas, impulsionando a criação de postos de trabalho ligados direta e indiretamente à realização das festas.


Além disso, segundo estimativas da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o São João deste ano deve promover um fluxo de cerca de 1,5 milhão de turistas na Bahia, tendo Amargosa, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Senhor do Bonfim como as cidades mais procuradas. Nesses locais, a ocupação de hotéis e pousadas se aproxima de 100%.


O governo do estado considera ainda, para a estimativa bilionária, as muitas famílias que aproveitam o período para a geração de renda extra, com aluguel de residências inteiras ou de cômodos para turistas.


As locadoras de veículos também estão tirando vantagens do São João da Bahia. Diversas empresas alcançaram a marca de 100% de utilização de carros.


O aeroporto de Salvador registrou um aumento de 8% na oferta de voos em junho, em comparação com o mesmo período de maio. Em Vitória da Conquista, a movimentação de passageiros cresceu 65%, no comparativo com junho de 2022. Já em Porto Seguro, o terminal ganhou cinco voos extras para atender à demanda gerada pelos festejos juninos.


Na Rodoviária de Salvador, as empresas de ônibus abriram mais de 400 horários extras para o período de São João, quando mais de 280 municípios baianos ganharam o apoio do governo do estado para a realização de festas juninas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp