Política

Governo fecha acordo com Tik Tok, X, Kwai e Facebook; saiba o motivo

Reprodução: Montagem
Os representantes do Tik Tok, X, Kwai e Facebook assinaram um protocolo de combate as ‘fake news’  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Montagem

Publicado em 21/05/2024, às 10h19   Rebeca Silva



A Advocacia-Geral da União (AGU) e representantes das redes sociais Tik Tok, X, Kwai e Facebook, assinaram na última segunda-feira (20), um protocolo que tem como objetivo combater as ‘fake news’ sobre as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No início da tragédia, o governo definiu as desinformações sobre o tema como uma das prioridades a serem combatidas, solicitando que a Polícia Federal investigasse os influenciadores e políticos acusados de disseminar notícias falsas sobre as enchentes no rio grande do sul.

O documento foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pelos representantes das plataformas Google/YouTube, Meta, Tik Tok, X, Kwai e LinkedIn. O texto foi desenvolvido com a parceria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As plataformas deverão colaborar removendo conteúdos que estejam propagando desinformação sobre o trabalho do governo ou qualquer outro tema relacionado às enchentes no rio grande do sul.

“Acho que o que sai daqui hoje é um modelo novo de trabalho. E é um modelo que a gente sempre apostou, o modelo do diálogo”, ressaltou o advogado-geral da União durante a assinatura do protocolo em cerimônia realizada na sede da AGU em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp