Política

Governo federal faz parceria com app LGBTQIAPN+ para facilitar acesso a testes de HIV

Reprodução/Freepik
No app, usuários têm informações sobre locais próximos que fazem o teste rápido de HIV  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 30/11/2024, às 10h27 - Atualizado às 10h30   Yuri Pastori



O governo federal e o Grindr, aplicativo de relacionamentos LGBTQIAPN+, fecharam uma parceria para facilitar o acesso de usuários do app a teste rápidos para detectar o HIV. A iniciativa é da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Saúde. As informações são da coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles.

A ferramenta permite, por meio de geolocalização, que os usuários tenham informações sobre locais próximos que fazem o teste rápido de HIV. Além disso, haverá orientações sobre casas de acolhimento à pessoas LGBTQIAPN+ que estejam em situação de vulnerabilidade.

Os usuários da plataforma também conseguem denunciar violações de direitos no Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos. O Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, é uma forma de alertar a sociedade sobre a doença e como é possível se prevenir, e caso infectado, conviver com a patologia, devido aos tratamentos modernos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assista ao programa Radar Bnews da última quinta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp