Política

Governo indica novos nomes para o Conselho da Petrobras e confirma Paes de Andrade para presidência

Fernando Frazão/Agência Brasil
Praticamente todas as vagas do Conselho que são de indicação do governo serão trocadas  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 09/06/2022, às 22h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal indicou nesta quinta-feira (9) os novos nomes para o Conselho de Administração da Petrobras, após o presidente Jair Bolsonaro demitir o atual presidente da empresa, José Mauro Coelho, e indicar para o seu lugar Caio Paes de Andrade. A mudança foi anunciada cerca de um mês depois de Coelho assumir o cargo e foi motivada pela alta nos preços dos combustíveis.

De acordo com reportagem de O Globo, praticamente todas as vagas do Conselho que são de indicação do governo serão trocadas. As mudanças ocorrem após Bolsonaro decidir trocar o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e nomear para o seu lugar Adolfo Sachsida.

Leia também:Governo já tem preferido para comandar a Petrobras, diz colunista

Tanto Paes de Andrade como Sachsida foram secretários da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Já Coelho havia sido secretário de Albuquerque e escolhido por ele para dirigir a estatal.

O governo indicou para presidir o Conselho, Gileno Gurjão Barreto, que atualmente é presidente do Serpro. Também foram indicados Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional, e Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República.

A reportagem cita ainda que Iêda Cagni, atual presidente do conselho do Banco do Brasil e Edison Antonio Costa Britto Garcia, atual presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília completam a lista de indicações para o conselho da Petrobras juntamente com Caio Mario Paes de Andrade. Ser eleito para o conselho é um requisito para que ele possa assumir a presidência da estatal. Na lista também estão Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber.

Ainda de acordo com O Globo, as indicações vão ser submetidas à votação da assembleia de acionistas da Petrobras, a ser marcada pelo conselho atual. O governo é acionista majoritário, e, por isso, não deve enfrentar resistências na aprovação desses nomes.

No total, o conselho da Petrobras é composto por 11 integrantes. Atualmente, o governo detém 6 cadeiras. Outras quatro são ocupadas por eleitos por acionistas minoritários. Uma vaga é de um representante dos empregados da estatal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp