Política

Governo Lula anuncia empresa que dará continuidade às obras da Fiol

Divulgação / Infra S.A.
A Bahia Ferrovias S.A. foi autorizada a executar a obra entre Ilhéus e Caetité  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Infra S.A.
Redação

por Redação

redacao@bnews.com.br

Publicado em 14/04/2025, às 17h17



O Governo Federal através do Ministério dos Transportes anunciou a empresa que ficará responsável pela continuidade das obras do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité. 

Conforme publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), a Subconcessionária Bahia Ferrovias S.A. foi autorizada a executar a obra entre o km 1145+885 e km 968+430 do Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. 

A obra foi suspensa com 75% do projeto concluído. Segundo a Bahia Mineração (Bamin), empresa responsável pela obra, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi "desmobilizado" no dia 31 de março, após um investimento de R$ 784 milhões. A Prumo Engenharia disse que havia a possibilidade de um aditivo, o que não se concretizou por decisão da Bamin.

As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.

Assim como a Bamin, a Bahia Ferrovias também é subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do grupo, responsáveis pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.

O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.

O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos. Na época, a Bamin previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)