Política
O governo do presidente Lula (PT) apresentou aos Estados Unidos, nesta quinta-feira (2), um "Mapa do Caminho" com propostas para atender parte das preocupações levantadas na investigação baseada na chamada "seção 301", utilizada por Washington para embasar a ameaça de impor uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. O documento foi apresentado durante reunião entre representantes dos dois países, mas o Brasil reiterou que o Pix é "inegociável" e, por isso, ficou fora das negociações. As informações são da CNN Brasil.
O Brasil informou que poderá colocar em prática as medidas previstas no "roadmap" desde que os Estados Unidos desistam da aplicação das tarifas. O encontro contou com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias, e do chefe do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), Jamieson Greer. Parte das propostas apresentadas já está em discussão no Congresso ou é resultado de estudos internos do governo.
As negociações também abordaram a possibilidade de redução de tarifas de importação para cerca de 300 produtos. Como as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) impedem benefícios exclusivos a um único país, a estratégia brasileira prevê cortes tarifários para diversos mercados, priorizando setores em que os Estados Unidos têm competitividade e sem impactos relevantes para a indústria nacional.
Entre os segmentos avaliados estão máquinas e equipamentos não fabricados no Brasil, incluindo itens voltados à saúde e à tecnologia da informação. As conversas entre as equipes técnicas continuam na próxima semana, e um novo encontro entre Márcio Elias e Jamieson Greer está previsto para ocorrer antes de 15 de julho, prazo esperado para a decisão dos Estados Unidos sobre a recomendação das tarifas.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Cozinha Saudável
fone bom e barato
Limpeza inteligente
Baita desconto