Política

Governo Lula considera apoiar ex-bolsonarista para a presidência da Câmara contra deputado baiano

Divulgação/Câmara dos Deputados
Ex-bolsonarista é tratado pelo governo Lula como alternativa a Elmar Nascimento para a presidência da Câmara  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 24/07/2023, às 18h12 - Atualizado às 18h19   Redação BNews



Lideranças partidárias e setores próximos ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veem a aproximação do Republicanos com o Palácio do Planalto como o início de uma articulação alternativa à possível candidatura do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) à presidência da Câmara.

Elmar é tido como o favorito do atual presidente Arthur Lira (PP-AL) para a sua sucessão, em fevereiro de 2025.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o governo Lula vislumbra, com a chegada do Republicanos à Esplanada dos Ministérios, a possibilidade de encampar a candidatura do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente da legenda, líder evangélico e ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar o governo Lula não descartar o apoio ao baiano Elmar Nascimento à sucessão, a leitura feita nos bastidores da administração federal é que Marcos Pereira seria um aliado mais previsível na presidência da Câmara.

Pereira, inclusive, já tentou se viabilizar como candidato do Planalto à presidência da Câmara na sucessão de Rodrigo Maia, em 2020, durante o governo Bolsonaro, mas sem sucesso. 

Ele foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Bolsonarista, em 2019 Marcos Pereira se posicionou enfáticamente contra a tentativa de transferência de Lula da Superintendência da Polícia Federal no Paraná para a Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp