Política

Governo Lula faz pressão para ex-ministro assumir presidência da Vale

Marcelo Camargo / Agência Brasil
As movimentações da gestão petista já estariam causando algum desconforto em acionistas da empresa  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 25/01/2024, às 08h42


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem aumentando a pressão para que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, assuma a presidência da Vale. A informação é do jornal Estado de São Paulo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teria telefonado para o conselho da empresa na última quarta-feira (24) para reforçar a indicação de Lula para o comando da Vale. Uma reunião deve ocorrer na próxima terça-feira (30) para discutir a sucessão na mineradora.

Ainda segundo o Estadão, Lula quer que Mantega assuma um papel de destaque na presidência da Vale. No entanto uma “saída de meio-termo” para anteder aos interesses dos acionistas provados da empresa ainda não foi descartada.

A articulação para que Mantega assuma a presidência da Vale é encarada como de “alto risco” no conselho de acionistas da companhia, pois a chance dele o ministro ser eleito pela maioria é tida como improvável, já que o governo não tem mais tanta influência na mineradora.

A Vale foi privatizada em 1997. Atualmente, a empresa atua como uma “corporation”, modelo em que nenhum acionista tem mais de 10% das ações da mineradora. Os maiores acionistas são a Previ, através da qual o governo exerce sua influência, seguida por BlackRock, Mitsui, Cosan e Bradespar.

A pressão do governo para indicar o próximo presidente da Vale se intensificou nos últimos dias. Além da pressão direta, o Palácio do Planalto estuda dificultar as obtenções de licenças e concessões. As movimentações têm causado desconforto em alguns acionistas, que temem que a política ultrapasse “os portões e entre na companhia”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp