Política

Governo Lula quer incorporar dois grandes partidos que apoiaram Bolsonaro

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Lula será responsável por definir participação dos partidos  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Publicado em 18/07/2023, às 20h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) anunciou, nesta terça-feira (18), que "está consolidada" a "tese de incorporar" o PP e o Republicanos ao governo Lula (PT).  Ambos partidos apoiaram o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são do g1.

As siglas, conhecidas por participação no Centrão, grupo político que historicamente busca vantagens em troca de apoio, em breve farão parte da administração. No entanto, Lula ainda não tomou a decisão definitiva a respeito das pastas que serão oferecidas aos partidos.

De acordo com Guimarães, a entrada do PP e do Republicanos poderá acontecer "a qualquer momento".

"A tese de incorporar esses partidos no governo já está consolidada. Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa por indicações dos partidos. Essas forças políticas irão para o governo", disse Guimarães.

A definição das possíveis mudanças no Palácio da Esplanada ocorrerá após o retorno de Lula à Belgica, onde participa da cúpula entre países da União Europeia, América Latina e Caribe. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil nesta quarta-feira (18).

Atualmente, o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, conta 49 deputados, enquanto o Republicanos reúne 41.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp