Política

Governo Lula: Saiba o que pode facilitar ida de Rui Costa para Casa Civil

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Costura liderada por Jaques Wagner pode aproximar Rui Costa da Casa Civil  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 30/11/2022, às 10h23



Crescem as apostas em torno dos nomes que devem compor os ministérios do futuro governo Lula (PT). Aqui na Bahia, a ida do governador Rui Costa (PT) para a chefia da Casa Civil pode ser facilitava com a chegada do deputado federal, Alexandre Padilha (PT), para o comando da pasta de Relações Institucionais, cargo que ele já ocupou e que deve recuperar o status de ministério.

Segundo informações do O Globo, a possibilidade de Padilha assumir a pasta ganhou força após o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ter sido designado para integrar o núcleo temático da economia na transição, aumentando os rumores de que assumirá o Ministério da Fazenda.

Se realmente assumir a Serin, Padilha irá trabalhar diretamente na articulação do Governo Lula, ao lado do senador eleito Wellington Dias (PT) e do senador baiano, Jaques Wagner (PT). Desta forma, o caminho para que Rui Costa assuma a Casa Civil ficará ainda mais livre.

Rui aparece com nome forte para a vaga e Wagner tem trabalhado para que o aliado seja o indicado pelo presidente. Apesar dos rumores de que a indicação de Rui teria desencadeado uma verdadeira artilharia interna no PT, o perfil do baiano agrada o presidente Lula.

Além da boa aprovação como governador, Rui Costa é visto como um grande “tocador de obra”, com estilo “gerentão” e centralizador, que quer acompanhar os detalhes dos projetos e andamento das ações. A votação expressiva que o presidente Lula obteve na Bahia, também credencia o partido baiano a pleitear um espaço no futuro governo.

Homem de confiança do presidente eleito, Padilha já foi ministro da articulação política durante o segundo mandato de Lula, em 2009.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp