Política

Governo paga valor milionário por remédios e não recebe compra; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ministério da Saúde, ao abrir processo com dispensa de licitação, alegou urgência  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 07h10 - Atualizado às 07h32


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde está envolvido em mais uma situação suspeita. Dessa vez trata-se da contratação de uma empresa com dispensa de licitação para aquisição de um medicamento. Ao todo, a empresa foi contratada para fornecer 90 mil frascos de imunoglobulina humana e recebeu R$ 87 milhões. O problema é que o ministério ainda não recebeu nenhuma unidade do medicamento.

Recentemente, inclusive, a pasta também gastou um dinheiro considerável, com a mesma situação: compra do mesmo rémedio com dispensa de licitação. No caso a compra foi feita com uma microempresa goiana de apenas um funcinário registrado. Neste caso mais recente, o contrato foi acordado em abril e possui uma previsão de entrega de cinco parcelas até o próximo dia 30 de setembro.

O que diz o ministério

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o Ministério da Saúde afirmou que os produtos contratados não foram entregues. "Até o momento, não há registro de recebimento de insumos". A pasta ainda diz que, pela falta de recebimento, nenhum repasse financeiro foi feito ainda. "Em consequência, não foram realizados quaisquer pagamentos à empresa", diz o ministério.

E a Farma Medical, o que fala?

Já a Farma Medical, empresa que foi contratada e que representa a Prime Pharma LLC, dos Emirados Árabes, disse à reportegem, que o processo é de responsabilidade do ministério. "A importação do referido produto é de responsabilidade única e exclusiva do Ministério da Saúde", informa a empresa. O detalhe é que a Farma Medical possui um capital social de R$ 100 milhões e está presente em seis estados brasileiros.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp