Política

Governo Lula desiste de medida que poderia onerar Shein, Shopee e AliExpress

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Governo tomou decisão após repercussão negativa nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 18/04/2023, às 13h08 - Atualizado às 13h52



Após polêmica, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo não pretende mais acabar com a regra que isenta transações internacionais avaliadas em até US$ 50 e feitas entre pessoas físicas. A informação foi dada nesta terça-feira (18). Haddad recuou da decisão após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Segundo o UOL, o titular da Fazenda disse que o governo vai reforçar a fiscalização e criar um grupo com o objetivo de estudar práticas internacionais contra a fraude.

Ainda de acordo com o ministro, o governo recebeu manifestações de apoio de empresas como Shopee e AliExpress para impedir a concorrência desleal. Contudo, na prática, a medida foi vista como uma forma de onerar essas empresas.

“Lula falou: Deu muito diz que me diz na rede, as pessoas estão confusas. Quero que o Ministério da Fazenda encontre um caminho para atacar quem está criando o problema e não as pessoas”, pontuou Haddad.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp