Política

Grupo realiza protesto em apoio ao povo palestino em Salvador

Domingos Júnior / BNews
"Estamos fazendo um ato de apoio e solidariedade a luta do povo palestino", disse um dos integrantes do movimento  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 03/03/2024, às 12h17 - Atualizado às 12h28   Beatriz Araújo e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes realizaram, na manhã deste domingo (3), um ato em apoio ao povo palestino, no Farol da Barra, em Salvador. De acordo com um dos integrantes do movimento, o "principal motivo é denunciar o genocídio que ocorre em Gaza e na Palestina. Não só em Gaza, como na Cisjordânia, no Líbano, contra o povo palestino pelo exército sionista de Israel".

Ao BNews, Francisco Pereira, membro do Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo Palestino, falou sobre o apoio ao povo palestino e defesa da sua emancipação.

"Estamos fazendo um ato de apoio e solidariedade a luta do povo palestino. Pela sua libertação, pela sua soberania, pelo direito de ter o seu próprio estado, contra o conflito que está sendo travado por Israel contra o povo palestino em defesa da sua emancipação", disse Francisco.

Questionado sobre a declaração do presidente Lula ao comparar o ataque de Israel ao Holocausto, o membro do comitê concordou com o Chefe do Executivo.

"Em certos aspectos, o que Israel está fazendo na Palestina é um massacre, um genocídio. Faz parte de uma limpeza étnica, que não é de hoje. Começou em 1948 com a criação do estado de Israel. Então, a ONU tomou essa decisão em 1948. A previsão era de criar dois estados. Entretanto, eles só criaram, de fato, o estado de Israel e a população da Palestina ficou circunscrita aos dois territórios atuais que são a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. E vem sendo a cada dia empurrada para a fronteira com o Egito", finalizou Francisco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp