Política

"Há 'fantasminhas' influenciando pessoas contra o governo", diz Haddad sobre críticas à política econômica

Houldine Nascimento
Haddad afirmou que a economia está no rumo certo e rebateu as críticas à política econômica do governo  |   Bnews - Divulgação Houldine Nascimento

Publicado em 22/05/2024, às 10h55   Rebeca Silva



O ministro Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (22) que a economia está no rumo certo e rebateu as críticas à política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"A impressão que dá é que tem um fantasminha fazendo a cabeça das pessoas e prejudicando nosso plano de desenvolvimento", declarou o ministro da Fazenda.

Haddad falou sobre artigos da imprensa que desabonam o plano do governo para o crescimento do país. Segundo os economistas, além dos artigos, aumentaram as censuras depois que o governo anunciou a redução das metas de superávit das contas públicas.

A alteração das metas fiscais permite uma ampliação de R$ 160 bilhões em gastos entre 2025 e 2026.

Haddad sobre a economia

Segundo o portal G1, para Haddad, as contas públicas estão mais controladas, mesmo com o rombo de R$ 230 bilhões registrado no ano de 2023.

O ministro afirmou que a  "inflação está totalmente controlada", com seus núcleos (que excluem choques temporários), rodando abaixo das metas fixadas (3% para os próximos anos, podendo chegar a até 4,5%]), que é, em sua visão, "exigentíssima".

"Estamos construindo um caminho mais justo do ponto de vista social. É um ajuste fiscal [das contas públicas] que está sendo feito sem fazer doer nas famílias trabalhadores, no empresário que paga seus impostos corretamente, sem prejudicar programas sociais importantes, contratos sociais já estabelecidos. Estamos fazendo um caminho mais difícil pois exigem vários pequenos ajustes, que, somados, vão resolver nosso problema fiscal", declarou Haddad.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp