Política

Haddad garante que não há “descompromisso” de Lula com meta fiscal

Washington Costa / MPO
Na última sexta-feira (27), o presidente havia dito que o país “dificilmente” iria alcançar a meta de déficit zero nas contas em 2024  |   Bnews - Divulgação Washington Costa / MPO
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 30/10/2023, às 13h58


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja descompromissando com as metas estabelecidas para as contas públicas do país. Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (30), Haddad revelou que Lula pediu apoio da econômica do governo para conversar com líderes do Congresso sobre o tema.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Na última sexta-feira (27), o presidente disse que o governo “dificilmente” iria alcançar a meta de déficit zero nas contas em 2024. A fala não foi vem aceita e causou afetou os índices da bolsa, dólar e juros futuros.

“Não há, da parte do presidente, nenhum descompromisso, muito pelo contrário. Se ele não estivesse preocupado com a situação fiscal, ele não estaria pedindo apoio da área econômica para orientação dos líderes do Congresso”, disse Haddad.

O ministro disse ainda que a declaração de Lula demonstra preocupação com a “erosão da base fiscal” do país. Haddad mencionou ainda duas decisões da Justiça que afetaram a perda de arrecadação para o governo federal e estados, são elas: a decisão do STF que retirou o ICMS sobre a base de cálculo do PIS/Cofins; e a medida judicial que autorizou o abatimento, por empresas, de subvenções dadas por estados a empresas estão sendo usadas para despesas de custeio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp