Política

Hugo Motta envia pedidos de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro para Conselho de Ética

Câmara dos Deputados
Pedidos de cassação foram enviados nesta sexta-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados
Gabriel Santana

por Gabriel Santana

Publicado em 15/08/2025, às 14h30 - Atualizado às 15h08



Hugo Motta (Republicanos-PB) enviou quatro pedidos de cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) para o Conselho de Ética da Casa Baixa, nesta sexta-feira (15).

Inscreva-se no canal do BNews no YouTube.

De acordo com o portal Metrópoles, três deles foram de autoria do PT e um elaborado pelo PSOL. Essas representações estavam paradas na Mesa Diretora, aguardando um despacho de Hugo Motta.

Os recursos alegaram que Eduardo Bolsonaro cometeu quebra de decoro parlamentar por atuar contra o Brasil e em favor ao tarifaço de 50% aplicado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e ainda pontuaram as sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em uma destas representações, Lindbergh Farias, o líder do PT na Câmara, disse que:

Não se trata apenas de ausência física, mas de um uso político de mandato a partir do exterior para atacar a democracia e a soberania nacional, com grave prejuízo à imagem do Parlamento e aos cofres públicos. É dever da Mesa agir para impedir a malversação de recursos públicos e para proteger o erário, com fundamento nos princípios constitucionais da moralidade e eficiência”.

O presidente da Câmara descartou a possibilidade de Eduardo Bolsonaro continuar o mandato à distância. Ele disse que mexer no regimento interno da Casa “seria uma excepcionalidade, o que não se justifica para o momento”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)